Rua Brigadeiro Franco, 3860 Rebouças - Curitiba - Paraná
Telefone 41. 3019-1234

Blog

Esquizofrenia: transtorno psiquiátrico cercado de preconceitos

Você certamente já assistiu à alguma novela ou filme que apresentava um personagem com esquizofrenia com sintomas de delírio. Embora este seja um sintoma da doença, é preciso entender que a esquizofrenia vai além disto e pode ser controlada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e atinge 1% da população. É um termo de origem grega que significa mente dividida, ou seja, os pacientes que sofrem com a doença tem dificuldades para separar o real e ilusório, bom e mau, o certo e o errado. O transtorno, geralmente, se desenvolve gradualmente e se revela por mudanças sutis de comportamento. Ela nem sempre se manifesta por meio de alucinações ou delírios que, muitas vezes, só aparecem nos surtos mais agudos.
Felizmente, é uma doença que pode ser controlada com a ajuda de medicamentos e com a psicoterapia e o paciente pode conviver com a doença satisfatoriamente.
Por isso, em qualquer sinal de mudança de comportamento, é importante buscar ajuda psiquiátrica. Nenhum paciente precisa sofrer calado. Sempre existe ajuda!

Compartilhar

Deixe uma resposta