Rua Brigadeiro Franco, 3860 Rebouças - Curitiba - Paraná
Telefone 41. 3019-1234

Serviços

Hospital Dia

No Hospital Dia o paciente permanece na instituição no período das 09h às 16h15, de segunda a sexta-feira, funcionando como opção intermediária entre o Hospital Integral e o Atendimento Ambulatorial. O tratamento é direcionado àquelas pessoas que apresentam dificuldades no cuidado com suas vidas decorrentes de distúrbios emocionais. A diretriz é dar ao paciente a possibilidade de resgate de seus aspectos preservados de saúde, ou seja, o desenvolvimento de suas potencialidades, mantendo-o no meio familiar. Alguns pacientes se beneficiam da proposta mesmo sem vivenciar o período de internação em regime integral, principalmente aqueles que não manifestam em sua patologia condutas de risco a si ou a outros.
A decisão de internar um paciente no regime de Hospital Dia deve ser feita pelo psiquiatra que faz o primeiro contato, também chamado de triagem, com base em informações colhidas com a família e no histórico do paciente.

Horário de funcionamento

De segunda a sexta-feira: 09h às 16h15

Hospital Integral

A Porto Seguro considera o tratamento em Hospital Integral quando o paciente fica internado 24 horas por dia. Nestes casos, o programa inclui: psicoterapia diária em grupo, atendimento médico diário, programação de atividades (proposta pela equipe terapêutica e de acordo com as possibilidades do paciente no momento) e atendimento familiar semanal. Os pacientes dependentes químicos possuem um grupo específico de tratamento e participam de atividades paralelas dirigidas à questão da dependência (grupos de mútua ajuda – NA e AA, desenvolvidos no próprio hospital – seminários, grupos de reflexão, prevenção de recaídas, grupos de sentimentos, iniciação aos 12 passos, entre outros).
Cada grupo (entre 15 e 20 pacientes) conta um psiquiatra e uma psicóloga para atendê-los. Os pacientes dependentes químicos têm também um consultor fazendo parte da equipe envolvida em seu tratamento.
Uma reunião inicial acolhe os familiares de novos pacientes internados, que posteriormente têm também um horário semanal com um dos terapeutas, para acompanhar a evolução do tratamento, examinar algumas questões pertinentes ao grupo familiar, discutir combinados a serem feitos com o paciente, etc.

Ambulatório

O atendimento ambulatorial é fundamental em muitos casos para evitar a evolução de alguma doença. O Hospital Porto Seguro conta com médicos psiquiatras e psicanalistas qualificados e o atendimento é feito por meio do agendamento de consultas, tanto para pacientes particulares, como para os diversos convênios atendidos no Hospital.

O Hospital Porto Seguro conta com 3 ambulatórios. No Ambulatório 1, o atendimento é exclusivo para os pacientes da Clinipam. Já no Ambulatório 2, são atendidos os pacientes dos demais convênios por médicos que estão cursando a especialização em psiquiatria do Hospital, com supervisão dos psiquiatras. No Ambulatório 3, são atendidos os pacientes dos demais convênios atendidos pela Porto Seguro.

Horário de funcionamento

Ambulatório I (Clinipam):
Segunda a Sexta: 08h às 20h
Sábados: 08h às 12h

Ambulatório II (Especialização e demais convênios)
Segunda a Sexta: 08h às 17h

Ambulatório III (Demais convênios):
Segunda a Sexta: 08h às 20h
Sábados: 08h às 12h

Pronto atendimento

O Hospital Porto Seguro conta com um Pronto Atendimento funcionando 24 horas. Para otimizar seu funcionamento, a Emergência segue o Protocolo de Manchester, onde os pacientes são classificados por cores, após uma triagem baseada em sintomas, e os casos de internação são priorizados.

Horário de funcionamento

Todos os dias: 24h